Pages

domingo, maio 02, 2010

Recuperação dos fios

Depois de tanto sol, sal e cloro a gente se dá conta do quanto tratamos mal as madeixas. O verão castiga os fios e detona as ceramidas e as proteínas, elementos importantíssimos para a beleza dos fios. O córtex, também é atingido. É nele que se concentram as moléculas de água e a queratina, responsáveis pela hidratação e saúde do cabelo. O aspecto de "palha", significa que a cutícula do seu cabelo – a camada externa do fio - foi prejudicada. A cutícula é formada por escamas que protegem os cabelos das agressões climáticas e químicas. Cutícula saudável significa fio de cabelo brilhante e macio.

E mesmo que você tenha fugido para a Sibéria no verão, lembre-se que fumaça, tinturas, escovas, chapinhas e secador também agridem os cabelos. Por isso, fique atenta. Se os seus cabelos estão porosos, com pontas duplas, ressecados ou com aspecto de palha, está na hora de marcar uma visita ao cabeleireiro. A seguir as três técnicas de recuperação dos fios mais indicadas e utilizadas:

CAUTERIZAÇÃO

Cauterização do fio é uma reconstrução da fibra capilar com reposição de queratina, que é responsável por 89% da proteína que forma o cabelo. Este tratamento é ideal para quem acaba de voltar das férias na praia, pois a hidratação profunda à base de partículas de queratina recupera os fios de uma maneira saudável, prática e rápida.

Tudo começa com uma limpeza profunda, que elimina os resíduos de cloro e condicionador. Depois é aplicado um agente reconstrutor, que tem a função de recuperar a umidade e dar brilho aos cabelos. O terceiro passo é a aplicação de queratina, seguida por chapa de cerâmica (cuidadosamente deslizada pelas mechas). Para finalizar, é aplicada uma emulsão que fecha as cutículas dos cabelos. E depois, muita massagem, enxágüe, e pronto!

A queratina preenche imperfeições da escama e a chapa sela a cutícula e pessoas com cabelos oleosos também podem fazer pois o produto não pesa.

Atente-se que a cauterização não pode ser feita no mesmo dia da coloração. É bom não lavar os cabelos durante os dois dias após a aplicação do método, para não prejudicar sua ação. A técnica não deixa os cabelos impermeáveis (ao contrário do que muitos pensam) e não tem nada a ver com escova progressiva, já que não alisa os fios.

Ah, nem tente fazer uma cauterização em casa, não adianta aplicar qualquer produto com queratina e depois a chapa, o resultado será desastroso.

AMPOLA

O objetivo das ampolas é repor nutrientes e aminoácidos necessários para a beleza dos fios. Trata-se de uma forma rápida de conseguir bons resultados pois o produto penetra em 5 minutos nos cabelos e age na cutícula, selando o fio de maneira uniforme. A nutrição com ampola é realizada nos cabelos molhados no próprio lavatório, e dura por até 5 lavagens.


HIDRATAÇÃO

Ela já é velha conhecida das mulheres e o nome já diz tudo. São tratamentos a base de cremes com queratina, proteínas, extrato de seda e produtos diversos que hidratam os cabelos. Os resultados imediatos são o brilho e maciez.

Se os seus cabelos não estão em estado crítico, a hidratação pode ser a solução dos seus problemas. Sessões realizadas com certa freqüência e continuidade podem fazer verdadeiros milagres. Mas procure sempre a orientação do profissional que cuida dos seus cabelos. Se você preferir, ele pode indicar produtos para que você faça em casa mesmo. A freqüência depende da estrutura do cabelo de cada um, mas geralmente pode ser feita de 15 em 15 dias ou 1 vez ao mês.

A desvantagem é que a técnica não age muito profundamente nos fios e, mesmo optando por medidas mais extremas de recuperação, como a cauterização, a hidratação deve ser um procedimento complementar e regular. O tempo gasto é aproximadamente 40 minutos e custam em média R$ 30,00.
É indicado principalmente para quem tem pouco tempo e não quer gastar muito, pois é muito para cabelos tratados quimicamente e cabelos finos. Pessoas com cabelos oleosos também podem fazer, sempre evitando a região da raiz.

Lembre-se também que um corte é essencial para eliminar as pontas duplas, danificadas ou afinadas.

by Andréa Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário